Conhecida também por Botox, a Toxina Botulínica é produzida por uma bactéria que se chama Clostridium Botulinum. Essa toxina ajuda na prevenção e na amenização das rugas e linhas de expressões, causadas pela contração do músculo. Isso só acontece porque a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, impedindo as transmissões de estímulos dos neurônios – acetilcolina, que inibe temporariamente a contração muscular.
Por ser um tratamento para prevenir e amenizar rugas e linhas de expressões, pacientes antes dos 30 anos podem fazer aplicações, mas somente em casos de necessidade ou incômodo.
Além do procedimento estético, a Toxina Botulínica é indicada e usada para controlar suor nas mãos, pés, axilas e também para tratamento de enxaqueca, além de outras dezenas de doenças.
Pacientes que sofreram de paralisia facial, também podem fazer o tratamento com a Toxina Botulínica, inclusive crianças que tiveram paralisia devido ao pós trauma do parto.
O tratamento é realizado em consultório, de forma simples e rápida.
Para a realização do procedimento, é utilizada anestesia tópica e uma agulha fina para a aplicação da Toxina Botulínica. Após as primeiras aplicações, o paciente retorna ao consultório dentro de 15 dias para fazer uma análise. Caso seja necessário, o dermatologista pode optar por fazer alguns retoques garantindo um melhor desempenho.
Normalmente o efeito do procedimento tem a duração de 4 a 6 meses, pois a paralisia muscular retorna progressivamente. Sendo assim, o paciente precisará fazer manutenções dentro deste prazo de até 6 meses.
O tratamento com a Toxina Botulínica é funcional para prevenção e para amenizar os incômodos, portanto a manutenção deve ser seguida corretamente de acordo com a indicação do dermatologista, caso deseje manter o efeito.
Como podemos ver, essa toxina proporciona benefícios extraordinários para estética e saúde. Veja a seguir:
Há contraindicações para o uso da Toxina Botulínica?
Sim!
Por mais que seja uma substância segura e que já passou por diversos testes, pacientes gestantes e lactantes, crianças menores de 2 anos e pacientes com sensibilidade a Toxina Botulínica do tipo A não podem realizar nenhum tratamento com a toxina, a não ser que seja liberado por médico.
Se você ficou interessado e deseja saber mais a respeito da Toxina Botulínica, agende uma consulta conosco, para iniciarmos um tratamento especial pra você.
Online
Olá! Bem vindos ao Whatsapp da Dra. Viviane Matsuda!
Preencha as infos e seja redirecionado à nosso whatsapp de atendimento para tirarmos todas as suas dúvidas!